Fechaduras de seguranca algarve

Definições de Fechaduras 

Como surgiu a chave?

Surgiu no Egito, mudou com os romanos e evoluiu bem pouco desde a Idade Média

As primeiras surgiram no Egito, há 4 mil anos. E nem eram tão diferentes das que você ainda encontra em qualquer chaveiro. Tinham um apoio para as mãos, um eixo e uma ponta dentada, que encaixava nas fechaduras e movia pequenos pistões lá dentro, destrancando a porta. Mas,como eram de madeira, inchavam com a umidade e as trancas podiam ser quebradas com um chute. As pessoas as carregavam nas costas - não só por serem enormes mas também porque eram símbolos de status.

Chave egipcia

Demorou séculos até que surgissem as primeiras chaves de metal. Os romanos encontraram o formato mais eficiente, que se manteve inalterado por 17 séculos! Feita de bronze e ferro,a"chave gorja" era menor e tinha um aro no cabo para ser usada como anel - e causar inveja "nas inimigas". No século 9, surgiram modelos totalmente de ferro.A extremidade que encaixava na tranca foi se tornando mais complexa e as fechaduras, bem mais resistentes 


Chave romana 

Com a Revolução Industrial, o setor entrou em uma era de ouro a partir do século 18. Novos modelos, cada vez mais seguros e baratos, produzidos em massa, garantiram que, finalmente, todo mundo pudesse carregar seu próprio chaveiro. Inventores importantes surgiram,como os britânicos Robert Barron e Joseph Bramah. Os norte-americanos Yale, pai e filho, lançaram na década de 1840 o modelo mais usado na atualidade, encaixado em mecanismos de cilindros e molas

Chave moderna 

A história da Yale

A Yale é uma das marcas internacionais mais antigas do mundo e um dos nomes mais conhecidos na indústria de fechaduras. A história da Yale abrange inovações importantes que marcaram a evolução não apenas da Yale, mas de toda a indústria de fechaduras.

Origens

A Yale tem suas raízes na América colonial. A família Yale resolveu imigrar do Norte do País de Gales para o Novo Mundo. Algumas gerações mais tarde, em torno de 1840, Linus Yale começou a desenhar e fabricar uma série de fechaduras de alta segurança na sua Loja de Fechaduras Yale em Newport, New York. Ele especializou-se em cadeados caros, feitos à mão, para bancos.

Inovações pioneiras

O filho de Linus Yale aperfeiçoou e patenteou a fechadura de cilindro de seu pai, sendo considerado o perito em fechaduras na sua época. Em 1862, Yale Jr. apresentou a Fechadura com Monitor para Banco, marcando a transição das fechaduras de bancos com chaves para fechaduras com disco ou segredo. Os princípios, incorporados na sua fechadura com monitor, agora são um padrão das fechaduras com segredo em todos os Estados Unidos.

Yale Jr.

Yale Jr. também experimentou uma fechadura baseada num mecanismo empregado pela primeira vez pelos antigos egípcios há mais de 4.000 anos. Com as patentes concedidas em 1861 e 1865, a Yale finalmente teve êxito na criação de sua invenção mais importante - a fechadura de cilindro Yale. Linus Yale Jr. transformou para sempre a indústria de fechaduras com suas inúmeras invenções de sucesso.

Expansão mundial

Confiando nas patentes da Yale, no seu nome sólido e no seu simples talento, Yale Jr. e seu colega Henry Towne fundaram a empresa Yale & Towne em 1868, que empregava, na época, 35 pessoas.

A empresa cresceu e ampliou seu horizonte com guinchos de corrente manuais, caminhões de plataforma acionados a bateria, sendo introduzida, em 1879, uma linha de cadeados. Yale & Towne compraram a companhia de fechadores de portas Norton e a H. and T. Vaughan Ltd. No início do século XX, a empresa expandiu-se no mundo inteiro, empregando mais de 12.000 pessoas.

Durante o século XX, compras, aquisições e consórcios com marcas como Guli, Chubb Locks, Parkes e C E Marshall tornaram as fechaduras Yale conhecidas mundialmente.

Em agosto de 2000, a Yale foi comprada pelo Grupo ASSA ABLOY - o líder mundial em fechaduras.